Porque não comer engorda?

sem jacas

 

Quando o corpo detecta um período de privação de comida ele aumenta os níveis de gordura no corpo através da diminuição do metabolismo. 

Em outras palavras, o corpo tenta aproveitar ao máximo as calorias através da diminuição da velocidade com que você usa energia. Você irá notar uma sensação de cansaço, com vontade de descansar ou até dormir. 

As calorias economizadas devido à diminuição do metabolismo são rapidamente estocadas como gordura para assegurar que você tenha uma quantidade suficiente de energia (calorias) para combater uma possível falta de alimentos por longo tempo. 

Parece absurdo mas realmente seu corpo irá começar a se preparar para enfrentar uma situação extrema, como se você estivesse em um barco perdido no meio do oceano e não fosse comer nas próximas semanas. Seu corpo não sabe quando será sua próxima refeição. 

Para piorar as coisas, o corpo quer estocar o máximo de gordura possível, e para isso ele irá acabar quebrando o tecido muscular e estocar as proteínas resultantes em forma de gordura. Não apenas seu metabolismo irá cair e seu percentual de gordura aumentar, mas também sua massa muscular irá diminuir como resultado do período de privação. 

Existem 2 maneiras distintas de você entrar no estado de privação:

Reduzindo calorias muito abaixo da sua necessidade diária.

Comendo refeições não freqüentemente (incluindo a dieta mais comum dos brasileiros de 3 refeições ao dia)

O corpo entra em um estado de privação cerca de 3 a 4 horas depois de sua última refeição. Ele questiona porque não há comida presente para digerir e começa o processo de preparação para a fome, o que inclui diminuição do metabolismo (causando a perda de energia física), aumentando o armazenamento de gordura, e convertendo tecido muscular em gordura. 

Seu corpo também pode iniciar o processo de privação se as calorias que tiver consumido no dia estiverem muito abaixo da quantidade necessária para manter as atividades diárias – esta é a causa das dietas muito baixas em caloria falharem. O corpo percebe uma emergência devido a uma ingestão de calorias muito baixa e inicia o processo de privação. 

Você não irá perder gordura corporal se entrar em estado de privação. Por isso não comer é contra-produtivo para o processo de queima de gordura. Deixando de comer, em vez de emagrecer, você irá acabar ganhando gordura.

Por isso numa dieta de emagrecimento o recomendado

                  é que comamos a cada 3 horas.

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