Banana de manhã emagrece. Será?

 

Bananas-main_Full

 

Já ouviu falar nesse regime? Se a respostar for não, é só uma questão de tempo. Essa fruta tão popular entre nós está emagrecendo muita gente no Japão e nos Estados Unidos, países que reúnem um número cada vez maior de adeptos. Desenvolvida por Hitoshi Watanabe, um especialista em medicina preventiva em Tóquio, ela caiu na boca do povo. Literalmente. Nunca se vendeu tanta banana por lá como no último verão, época do ano em que normalmente a melancia, entre outras frutas mais apropriadas para sucos refrescantes, é a mais consumida.
A tal dieta consiste basicamente no seguinte: no café da manhã, o candidato a magro pode comer bananas à vontade e nada mais. É desejável que beba também água em temperatura ambiente. O motivo? Bem, sabe-se que o líquido dá saciedade. Então, entraria como um coadjuvante para espantar a fome. Nas refeições seguintes, pode-se comer de tudo, mas só até as 8 da noite. Após o jantar, nada de sobremesa. Já o lanchinho da tarde permite até uma guloseima. Os únicos itens proibidos são sorvetes, derivados do leite e álcool.
A nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo, acredita que esse tipo de dieta não traga prejuízos à saúde. “Isso porque não restringe nenhum grupo de nutriente”, justifica. “Os carboidratos, tidos como vilões do emagrecimento, não ficam de fora, o que é ótimo. E a proibição de laticínios e álcool não chega a ser nenhum pecado. Afinal, esses produtos desencadeiam processos inflamatórios.”
E pensar que a banana carrega o peso de ser engordativa. "Essa fama é injusta. Na verdade, além de matar rapidamente a vontade de comer, ela contém enzimas que aceleram a digestão, favorecendo uma rápida perda de peso. Sem contar que também tem fibras do tipo solúvel, aquelas que se ligam à água, formando uma espécie de gel que demora para sair do estômago”, completa Vanderlí.
O poder emagrecedor da banana deve-se também ao amido resistente, um carboidrato complexo encontrado na batata, em leguminosas e massas integrais e que, dentro do corpo, se comporta como uma fibra, favorecendo o funcionamento do intestino e dando aquela sensação de barriga cheia. Detalhe: o amido resistente aparece muito mais na banana verde.
Pelo sim, pelo não, começar o dia comendo banana só pode fazer bem. Afinal, tanto a banana-prata, como a da terra, a ouro e a maçã – para citar as mais apreciadas em terras brasileiras – são lotadas de potássio, mineral imprescindível para os músculos, como bem sabem os atletas.

1 Comentário »

  1. Mariz Said:

    salvé!vou da-lhe 2 dicas
    Tome um batido de leite comuma banana ao pequeno almoço após meia hora de ter bebido um cpo grnde de água em jejum.
    se colocar açicaque seja de cama ou amarlo – nunc branco em situação alguma.
    depois coma apenas: cozidos e gralhados. Peixe o que quiser!!!com apenas 2 ou e batatas pequenas. Largue as carnes, Coma vegetais q.b. Não utilze tempereos como maionese, ket shup ou algo género. Nnunca beba álcool, cerveja, ou gaseificados. Só áua e sumos naturais…ou um copo de vinho á refeição. Dces 1 ou 2 veze por semana e pouquíssimo. Nad de oleaginosa. _Frutos ecos sim como pessego, peras, ameixas pretas, tâmaras etc.Desligue-se dos ovos. Leite meio gordo 1 cpo por dia e manteiga e quijo magros.
    Não engordará mais e manterá o seu eso. Ah! coma yogurtes magros os que quiser.
    Eutenho quase 60 anos raramente passei dos 52 para 1,60 alt.
    E há 20 e tal anos que parei com o ballet agora só faço marcha.
    E….
    se me permite a ousadia,mas eseticamente o seu blog deveria ter estrelinhas côr de rosa ou brancas..nunca laranja…nada aqui tem essa côr….
    foi uma dica, apenas. Percebo que pretendesse que as estrelinhas fossem douradas, mas, de facto não é essa a sensação que dá a quem por aqui passa…outro tom de rosa ou arroxeadas, ficava um mimo!..

    desculpe as gralhas, mas o meu teclado falha e eu nunca revejo textos, não tenho pachorra!
    Fique bem
    sempre…
    mariz


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: