Fogo nas calorias!!!!

Que a atividade física queima calorias todo mundo já sabe. Ensinaremos, agora, como colocar mais “fogo” e agilizar o processo de maneira saudável.

Perder peso é uma das coisas mais desejadas nos dias de hoje. E quanto mais a idade se aproxima, mais difícil conforme o tempo passa e surgem certos desequilíbrios hormonais, dessa forma, fica mais complicado perder os quilinhos indesejáveis. Para mudar esse processo, é necessário alterar alguns hábitos da sua vida.Até parece simples perder peso, principalmente quando muitos falam. “É só fechar a boca”. E para outros a matemática pode ajudar muito – queime mais calorias do que são ingeridas. Mas existem muito mais fatores que podem alterar esse equilíbrio e que devem ser levados em consideração. Dividimos nossas dicas em quatro “frentes de batalha”. Com isso declare guerra a gordura e extermine os quilos que estão sobrando!

Faça um trabalho cardiovascular

Exercício cardiovascular é aquele que está relacionado ao coração e ao sistema circulatório. Correr, andar de bicicleta e patinar são exemplos já bastante conhecidos desse tipo de atividade. Os exercícios cárdio são os que mantém a pulsação elevada por um período prolongado de tempo. Durante todo o trabalho aeróbico, o corpo consome menos calorias ininterruptamente.Mas de que forma o trabalho aeróbico pode gastar mais calorias? Para alguns especialistas o melhor é se exercitar lentamente, já que em atividades de menor intensidade a energia gasta provem mais da gordura que dos carboidratos. Isso acontece por causa da chamada “área de queima de gordura das pulsações”, que fica entre 50% e 65% da freqüência cardíaca máxima. Trabalhando 50% da sua freqüência cardíaca máxima, quase 90% das calorias tem como origem a gordura. Porém, uma sessão intensa de exercícios aeróbicos consome muito mais calorias e em menor tempo.

Faça musculação

Fazer musculação é um bom exercício para queimar calorias! Parece loucura? Mas não é! Mesmo queimando menos calorias que o exercício cardiovascular, o trabalho muscular é importante no “Plano de recuperação de auto-estima”.Primeiro, quando você faz musculação, ganha potência e estabilidade articular. Segundo: perder peso aliado ao trabalho de tonificação é excelente, pois ajuda a transformar a gordura que sobrou em músculo.Mesmo com tudo isso, você deve estar se perguntando: Porque fazer musculação em vez de um trabalho cardiovascular intenso? Quando você obtém mais massa muscular o seu metabolismo fica mais ativo, necessitando, assim, de muito mais calorias.

Coma bem

A alimentação é a parte mais importante quando o objetivo é controlar o peso. É preciso ingerir os nutrientes corretos para ajudar o seu corpo a eliminar mais facilmente as calorias consumidas em excesso e a gordura acumulada. Não deixe de comer e nem estabeleça uma dieta muito restrita. Apenas preste mais atenção em suas refeições e tente utilizar essas dicas. A digestão de proteínas exige uma quantidade maior de energia que a dos carboidratos e das gorduras. Dessa forma, se você comer um filé de frango consumirá mais energia no processo digestivo.As calorias da gordura se acumulam mais facilmente que as proteínas e dos carboidratos. Entenda: se você come um prato de arroz (carboidrato), por exemplo, e o seu organismo não precisa consumir as calorias ingeridas naquele momento, parte delas se acumula em forma de glicogênio no fígado e nos músculos e o restante se transforma em gordura por meio de um processo que também gasta calorias. No entanto, ao consumir gordura, esta é armazenada sem precisar passar por um processo de transformação e, portanto, sem eliminar nenhuma caloria.Novamente em relação às proteínas, é interessante saber que elas ativam o metabolismo, o que não acontece ao ingerir carboidrato ou gordura. Mas cuidado: não é por causa dessas pequenas vantagens que você deve começar a comer somente carnes vermelhas, peixes, frangos ou outros alimentos ricos em proteína. Lembre-se sempre que para perder peso é preciso ter uma dieta correta, balanceando adequadamente todos os tipos de nutrientes. Se você pratica musculação e começou um programa intenso de exercícios, é recomendado ingerir até o dobro da quantidade indicada de proteínas, que seria entre 100 e 140 g por dia. Depois de quatro ou cinco semanas, diminua para 75 a 100 g/dia. Escolha como fonte proteína: leite desnatado, iogurtes, queijos, soja, frango e legumes.

Considere as atividadesdo seu organismo

Os gastos de energia provocados pela prática de exercícios nem sempre são tão significativos quando comparados ao consumo diário de calorias. Considerando que uma pessoa ingere entre 1800 e 3000 calorias por dia e uma corrida de 8 km, por exemplo, exige de 500 a 600 calorias. Onde são queimadas o resto das calorias? No seu dia-a-dia. Portanto, se você deseja aumentar o seu gasto de energia, leve em conta todas as tarefas realizadas durante o dia, pois elas influenciam bastante no balanço total de calorias.
Veja a abaixo:

Na faixa entre 60% e 75% das calorias ingeridas são gastas pelo metabolismo basal, ou seja, é necessário para o organismo sobreviver, manter a circulação, a temperatura corporal, etc.;Na faixa de 20% a 30% são consumidos nas atividades em que você realiza (ir e voltar do trabalho, praticar algum esporte, limpar a casa, etc.);Na faixa entre 5% e 10% são gastos para processar os alimentos ingeridos.Tente aumentar o gasto de energia nesses três itens acima apenas mudando alguns hábitos e perceba que, assim, você poderá eliminar as calorias extras ingeridas durante todo o dia. Evite os elevadores e as escadas rolantes, vá caminhando para o trabalho e não use o carro para percorrer pequenas distancias. Não subestime a importância dessas simples mudanças de atitude. Talvez elas sejam a diferença entre conseguir controlar o seu peso ideal ou ficar acima dele.Se você fizer uma dieta, procure ingerir no mínimo 1200 calorias por dia. Abaixo disso, o seu metabolismo fica mais lento para poupar energia. Como as funções vitais são responsáveis pela maior parte do consumo de calorias, não é aconselhável para quem deseja perder peso fazer com que seu metabolismo diminua.Coma varias vezes e em menos quantidade. O recomendado é realizar 5 refeições diariamente em quantidades reduzidas. Isso evita uma baixa de taxa na glicose do sangue, e deixa o seu corpo em estado de alerta para economizar.

NUNCA PRATIQUEI ESPORTES

Uma das melhores atividades para queimar calorias de uma forma simples, sem uma preparação física anterior e praticamente sem risco de lesão, é andar. Dê um passeio tranqüilo! Existe uma série de ritmos intermediários, que, combinados, consomem um grande número de calorias, além de trazer vários benefícios à sua saúde. Para isso, faça uma adaptação de um treinamento de um atleta profissional para um iniciante, que possui apenas um condicionamento físico básico.

fonte:http://www.oregional.com.br/site/noticia/906

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