Você sabe manter o peso?


A principal reclamação de nove entre dez mulheres que fazem dieta provavelmente é a mesma que a sua: encarar um regime pode até dar algum trabalho, mas manter o peso conquistado parece impossível! Não é à toa que muitas pessoas que passaram por alguma dieta acabam engordando tudo de novo dali a algum tempo. Isso ocorre pois a maioria se enquadra durante determinado tempo em uma rotina alimentar difícil de manter, com um “prazo de validade”: fazem todo o sacrifício até os quilos em excesso sumirem. Depois que eles vão embora, o novo magro retoma a rotina de “gordo” e…ganha peso outra vez. Um dos segredos para manter a forma é cultivar hábitos alimentares saudáveis, não só durante, como também depois da dieta. Sem radicalismos! Vc sabe que hábitos são esses?
1 – Cinco refeições ao diaA velha história de ficar sem se alimentar para emagrecer é lenda. Quem mantém o peso costuma comer cinco ou seis vezes ao dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. A medida faz com que o metabolismo fique sempre ativo – gastando mais energia – e evita picos de fome, ou seja, aqueles momentos de descontrole em que, de tão esfomeada, você é capaz de comer o que aparecer pela frente.

2 – Café da manhã reforçadoTomar um bom café da manhã é essencial para quem quer ver o ponteiro da balança no mesmo lugar. Depois de horas sem comer, seu organismo precisa de energia para iniciar o dia. Um bom desjejum com pão, frutas, iogurte e cereais vai fornecer os nutrientes necessários e formar uma espécie de “reserva” que fará com que você sinta menos fome durante o dia.
3 – Um, dois, feijão com arrozSe você é do tipo que entra numa dieta e corta logo a dupla do almoço, trate de rever seus conceitos. Feijão com arroz não engorda! Pelo contrário. Ambos (principlamente se o arroz for integral) são ricos em fibra e aumentam a sensação de saciedade, além de fornecer diversos nutrientes. Comendo feijão com arroz no almoço, você ficará menos suscetível a ataques de fome noturnos, e garantirá uma boa energia para praticar exercícios no fim do dia.
4 – Festa? Churrasco? Pizzaria? Sim! Ao contrário do que muitos pensam, para manter a forma não é preciso ser anti-social ou passar fome em ocasiões festivas. Quem mantém o peso não se priva dos docinhos da festa do sobrinho, ou da pizza com os amigos no final de semana. Participar destes eventos sem culpa faz parte da rotina de quem mantém o peso com sucesso. Primeiro porque, é claro, essas ocasiões não se repetem diariamente. Segundo, a frustração de recusar as guloseimas pode ser tanta, que não é nada difícil que você desconte a raiva depois na comida, e em dobro. Portanto, convoque o bom-senso e aproveite!
5 – Não abraçar o capetaConhece aquela expressão “Tá no inferno? Então abrace o capeta!”. Pois é, muita gente gosta de empregá-la com relação às escapulidas da dieta. Se comeu batata frita no almoço ou tomou um big sorvete de sobremesa, acha que já estragou o dia e chuta o balde, comendo mais besteiras ainda e deixando pra recomeçar tudo de novo na próxima 2ª feira. Agir assim é uma auto-sabotagem! Então quando escapar do cardápio, não bote tudo a perder. Compense comendo menos na próxima refeição ou simplesmente continue comendo normalmente.
6 – Comer muita saladaQuem mantém o peso costuma comer muitas verduras e legumes. Iniciar a refeição com uma bela salada, além de fornecer nutrientes importantes, diminui a fome com poucas calorias. Se as únicas verdinhas de que você gosta são os dólares, aprenda a incrementar o prato com molhos light, temperos e ingredientes como queijo minas, peito de peru, ovo cozido, croutons…
7 – Beber muita água. Muita mesmo! Um belo truque para ficar na linha é passar o dia com uma garrafa de água ao lado. Beber muito líquido limpa o organismo, deixa a pele mais bonita e ajuda a diminuir a fome. Muita gente belisca algo achando que está com fome, quando na verdade o problema é sede. Então sempre que lembrar, beba um copo de água. E faça isso pelo menos oito a dez vezes por dia.
8 – Comer com calmaComer com pressa é um péssimo hábito. Além de não saborear o alimento, você acaba comendo mais do que deve. Coma devagar, mastigando bem, e procure fazer com que as refeições durem pelo menos 20 minutos, tempo que o cérebro leva para “acionar” o sinal da saciedade.
9 – Nada de raspar o pratoMamãe sempre disse que só ganharia sobremesa quem raspasse o prato não é? Mas agora você não é mais criança. Crie o hábito de deixar um pouco de comida no prato, mesmo que seja uma garfada. Assim, você se educa a comer menos.
10 – Olho no rótuloA grande maioria das pessoas que mantêm a forma sabem muito bem o que estão ingerindo. Por isso, fique sempre atenta aos rótulos dos alimentos. Eles contêm informações importantes como quantidade de calorias e valores nutricionais. Dessa forma, você escolhe melhor o que levar e não cai em armadilhas de produtos que parecem inofensivos, mas são uma bomba calórica e gordurosa.

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