Dicas para emagrecer: tenha um blog

Li esse artigo no site http://saudavel.info/ e achei muito interessante, resolvi postar aqui para me animar e prosseguir com meu objetivo, que fazer desse blog meu parceiro e grande aliado nessa minha luta contra a balança!

O caminho do emagrecimento saudável – nem sempre curto e poucas vezes fácil – ganhou, ao longo dos últimos anos, mais um aliado: o blog. Cresce na internet a quantidade de blogs integrantes da chamada “blogosfera light”, termo genérico para uma rede de blogs que tratam sobre emagrecimento e servem como uma verdadeira rede de apoio às pessoas que estão tentando chegar a um peso saudável. Estudos, inclusive, dão conta que esta rede de apoio é importantíssima não só para emagrecer, mas também, uma vez atingido o peso ideal, manter-se assim.
Roberta, autora do
Magra e Saudável, explica a importância de manter um blog:
No processo de emagrecimento é muito comum “cairmos em tentação”. Nessas horas, desanimamos, pensamos em desistir, nos sentimos incapazes de mudar de comportamento… é aí que o pessoal da blogosfera light entra com seu incentivo, dicas, apoio, reconhecimento de conquistas.

Leia, a seguir, o depoimento de três blogueiras: Evinha, Roberta e Beth, sobre o poder dos blogs para auxiliá-las a chegar a uma vida mais saudável e ao seu peso ideal.
Com blogs criados entre 2003 e 2005, Beth, Evinha e Roberta contam que tentaram emagrecer mais de uma vez na vida. “Já tentei emagrecer diversas vezes, durante quase 30 anos, sem sucesso”, conta Beth, autora do
Conquista. De acordo com ela, o uso de métodos errados e a falta de empenho absoluto em se reeducar foram os principais culpados. Somente quando teve a vontade de mudar totalmente sua rotina é que conseguiu não só emagrecer, mas também manter-se no peso. “O blog ajudou muito, foi e tem sido uma fonte a mais de motivação”, conta Beth. Evinha, que criou o Meu Emagrecimento, concorda: “Tentei perder peso sim, várias vezes. Mas como não tive esse tipo de apoio, o resultado não foi muito bom. A motivação é muito importante.”
Esta motivação vem dos comentários motivadores que recebem e, também, pelo simples fato de verem a audiência de seus blogs crescerem, formando uma comunidade que as estimula a continuar. O blog atual de Beth recebeu 194 mil visitas desde 2003. “O alcance do blog, das coisas que compartilho através dele fugiram completamente de qualquer expectativa que eu pudesse ter. Além dos comentários no próprio blog, eu recebo muitos e-mails de pessoas que não são blogueiras mas que me acompanham e me enviam mensagens lindas, de motivação, de entusiasmo, de carinho e muitas delas reltam suas histórias pessoais e é muito comum me contarem também sobre o emagrecimento que conseguiram depois que passaram a me acompanhar”, conta.

Evinha e Roberta, do Magra e Saudável, também se surpreenderam com o apoio que recebem dos leitores dos seus blogs e ressaltam o quanto isso as ajuda a continuar. Roberta afirma que seu blog recebe visitas de aproximadamente 200 pessoas por dia. “Eu não esperava essa visitação, até porque para mim, só o fato de escrever já está me ajudando, principalmente por causa desse “compromisso” que acabamos firmando. Um fator gratificante, é saber que estamos ajudando outras pessoas com os mesmos problemas!”, afirma. Já Evinha, com cerca de 500 visitantes por dia no início do blog, resume: “Nunca imaginei, é orgulho enorme.”.
As três ressaltam a importância de buscar informações em diferentes fontes e, mais ainda, de se ter acompanhamento profissional a todo momento. Beth conta que se consulta com um endocrinologista e uma nutricionista há quase um ano. “E busco sempre orientação e informações junto ao próprio grupo Vigilantes do Peso”, completa. Roberta reforça: “Nunca fiz nenhum tratamento sem suporte de um profissional, acho isso muito importante”.

Preocupação com privacidade? Todas tiveram sim, e dão dicas sobre como se proteger. “Tome cuidado com o que publica, evite citar endereços e telefones publicamente, se puder também evitar mencionar sobrenomes completos e algumas outras informações que podem ser mal utilizadas, melhor ainda. Mas sem neuras.”, conta Beth. Roberta reforça que não se deve revelar dados pessoais como endereço e telefone. “E de resto, ter a cautela de sempre!”, diz. E Eva conta que, apesar dos medos, “todos que entram nesse círculo (Blogosfera Light) são muito bem-vindos. A maioria dos provedores dão acesso e ferramentas para se criar um blog. É muito fácil, e depois de feito, comente em outros blogs e aumente seus contatos.”

1 Comentário »

  1. Gurias, a minha dica para emagrecer é cuidar um pouco a boca e malhar, malhar muito. Eu estou usando o air climber e casa e estou adorando.

    Sou outra depois que descobri esse aparelho.


{ RSS feed for comments on this post} · { TrackBack URI }

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: